A partir de hoje, contamos com a honra de ter uma publicação semanal (toda terça-feira) em nosso blog, do nosso amigo Pe. Eduardo Lima.
Começaremos postando em 3 partes um trabalho sobre espiritualidade.
Aproveitem!!
ESPIRITUALIDADE – O QUE É ?
A humanidade na busca incessante de chegar ao encontro com Deus, passa por vários caminhos, e conseqüentemente por múltiplas experiências religiosas.
A ânsia na procura de algo para o encher “o vazio” da vida se torna cada vez mais arrochada e às vezes até audaciosa. A preocupação em se entender o que é espiritualidade se torna cada vez maior.
Espiritualidade vem de “Spiritus, spirare”, que significa sopro, espírito, isto é, aquele que dá vida. É a força que nos impulsiona para a ação que transforma a pessoa e desencadeia um processo novo em sua vida.
É a seiva que alimenta e dá fecundidade à vida cristã, à comunidade. É o dinamismo do Espírito Santo que anima e orienta para fazer “memória” e viver no seguimento de Jesus. “Ele lhes ensinará tudo e lhes recordará o que eu lhes disse” (Jo.14,27).
É o Espírito Santo quem leva ao conhecimento, à conversão e à adesão a Jesus Cristo e aos valores que realizou em sua vida.
A vida cristã pode ser comparada a uma árvore. Nas suas raízes estão a Bíblia e a experiência de vida, no passado e no presente. A terra, na qual está plantada a árvore, é a realidade de cada jovem, de cada cristão. O tronco e os galhos são as atitudes e os valores que o cristão vai assumindo na sua existência. As folhas são as orações, as celebrações, etc.
A árvore sobrevive e produz bons frutos quando tem seiva
Não se cultiva a espiritualidade fora da existência, como ninguém planta ou cuida só da seiva da árvore. Mas todo mundo sabe que, se a árvore não tem água, vai secando e morre. A espiritualidade como a seiva, se mantém graças a ação de Deus na vida da gente, através da água do seu Espírito.
Ler e reler Jo. 15,1-17. Deixar Deus falar ao coração.
§ Existe semelhança entre a seiva e a oração ? Qual é esta semelhança ?
A espiritualidade assim como a planta, requer o cultivo constante. Eis alguns cultivos indispensáveis à espiritualidade:
§ Leitura e reflexão da Palavra de Deus
§ Vida comunitária – ninguém se santifica sozinho
§ Oração pessoal e comunitária
§ Testemunho de vida – o testemunho fala mais alto e convence mais
§ Os sacramentos, principalmente a Eucaristia.
Jesus é o modelo que fomos chamados a seguir. Ele demonstrou com profundidade que é preciso rezar sempre e nunca desanimar.
Pe. Eduardo Lima
Até a próxima semana com a parte 2 sobre espiritualidade ;)
Fiquem com Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário