domingo, 4 de dezembro de 2011

Meditando o Evangelho de Hoje

Dia Litúrgico: Domingo II (B) do Advento

Evangelho (Mc 1,1-8): Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: «Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, e ele preparará teu caminho. Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele».

Assim veio João, batizando no deserto e pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados. A Judéia inteira e todos os habitantes de Jerusalém saíam ao seu encontro, e eram batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

João se vestia de pêlos de camelo, usava um cinto de couro à cintura e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Ele proclamava: «Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo».

sábado, 5 de novembro de 2011

Áudio das Palestras e Mesas Temáticas do EEUR 2011

Olá, irmãos!
Tudo bem com vocês?
Já esta disponível o áudio das palestras e mesas temáticas do EEUR. O mesmo se encontra no seguinte endereço:  http://www.eeur.epbsantos.com/?page_id=170

Aí está uma ótima oportunidade para aqueles que não puderam participar do encontro ter uma ideia de como foi, e para aqueles que participaram, relembrar esses momentos inesquecíveis.

Tenham todos um fim de semana abençoado!
A Paz de Cristo

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mensagem do Papa Bento XVI

Bento XVI convida cristãos a testemunhar a fé com a vida



No Angelus deste domingo, 30, o Papa Bento XVI comentou a liturgia do dia, onde o apóstolo Paulo convida a ler o Evangelho “não como palavra de homens", mas como ele é realmente: "Palavra de Deus”.


Deste modo, podemos acolher com fé as advertências que Jesus dirige à nossa consciência para assumir um comportamento em conformidade com Ele, observou o Santo Padre.


Ao recordar o Evangelho deste domingo, o Papa explica que o Senhor censura os escribas e os fariseus porque não colocavam em prática o que ensinavam com tanto empenho e rigor. Ora, “há que acolher a boa doutrina, mas esta corre o risco de ser desmentida por uma conduta incoerente”.


A atitude de Jesus é o oposto dos escribas e fariseus: “ele é o primeiro a praticar o mandamento do amor, que ensina a todos. Pode, portanto, dizer que é um peso leve e suave, precisamente porque nos ajuda a levá-lo, juntamente com Ele”. Como escrevia São Boaventura, “ninguém pode ensinar e muito menos concretizar, nem alcançar as verdades que se podem conhecer, sem que esteja presente o Filho de Deus”.

“Jesus senta-se sobre a Cátedra como o Moisés maior, que estende a Aliança a todos os povos. É Ele o nosso verdadeiro e único Mestre. Somos portanto chamados a seguir o Filho de Deus, o Verbo encarnado, que exprime a verdade do seu ensinamento através da fidelidade à vontade do Pai, através do dom de si mesmo”, enfatizou.

O Papa pediu ainda a intercessão de Maria Santíssima e convidou a todos para rezar "por todos os que na comunidade cristã são chamados ao ministério do ensinamento, para que possam sempre testemunhar com as obras as verdades que transmitem com a palavra”.

Após o Angelus, o Papa dirigiu saudações em diversas línguas. Confira a saudação aos fiéis de lingua portuguesa:

"Saúdo agora os peregrinos de língua portuguesa, de modo especial os fiéis brasileiros da Paróquia de São Cristovão, da Diocese de São João da Boa Vista. Possa esta visita a Roma confirmar a vossa fé, como os Apóstolos Pedro e Paulo, na Boa Nova de Jesus Cristo! Por ela, sabemos que somos filhos no Filho e entramos no seio da Santíssima Trindade. Desça, sobre vós e vossas famílias, a minha Bênção Apostólica."
Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=284122

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fotos EUC


Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês?
Estamos postando algumas fotos do nosso Primeiro Encontro de Universitários Católicos.
Logo mais postaremos mais algumas, e também às fotos do EEUR em São Carlos.
Fiquem com Deus, irmãos!
Forte abraço.














































terça-feira, 4 de outubro de 2011

Concurso para logotipo da JMJ 2013 vai até final de outubro

Concurso para logotipo da JMJ 2013 vai até final de outubro


Arquidiocese do Rio de Janeiro


A criatividade a serviço da evangelização. Esta é a proposta do concurso que irá escolher a logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, evento que reunirá jovens do mundo inteiro no Rio de Janeiro, na segunda quinzena de julho de 2013.

A ideia do concurso é estimular as pessoas de todo o mundo a mostrarem, com todo o seu talento, o rosto jovem da Igreja. Até o dia 31 de outubro de 2011, os trabalhos deverão ser encaminhados pelos Correios para o Setor de Comunicação do Instituto JMJ RIO (Rua Benjamin Constant, n° 23/ 7° andar – Glória - Cep 20241-150). Vale ressaltar que não haverá inscrição pela internet, mas exclusivamente pelos Correios.

Serão selecionados os cinco melhores trabalhos, que serão enviados para o Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, a quem cabe a escolha final da logo vencedora. A divulgação do resultado está prevista para o dia 3 de dezembro de 2011, em solenidade no Santuário Cristo Redentor (RJ).

Como inspiração, os participantes terão o lema da JMJ Rio2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,9), que deverá nortear os trabalhos. A logo deverá também ser representativa do Rio de Janeiro, ser um desenho original e inédito; incluir as siglas JMJ2013; refletir a identidade cristã do evento; deve conter uma cruz ou referência clara e inequívoca ao símbolo.

Vale ressaltar que o concurso não envolve premiação. A proposta é estimular a participação de todos em cada passo de construção da Jornada Mundial da Juventude, no Rio. Em vista disso, o edital sofreu algumas alterações, e já esta disponível no site. Confira o regulamento retificado para o concurso no site oficial da JMJ: www.rio2013.com.


Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=283752

Um Pouco de Reflexão

Não duvidar daquilo que a Igreja ensina

Pois o Espírito Santo 'ensinar-vos-á todas as coisas'


"O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e recordará tudo o que vos tenho dito" (João 14,25).

Antes de Jesus sofrer a Sua Paixão, na noite da despedida, naquela última Santa Ceia memorável, deixou bem claro aos apóstolos que eles teriam a assistência permanente do Espírito Santo. Sinta-se um instante naquela Ceia e ouça-O falar naquela noite memorável da despedida: "Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito (Defensor), para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós" (João 14, 15-17).

Ora, como poderia a Igreja Católica se desviar do caminho de Deus se o Espírito da Verdade está nela e, com ela, desde o começo, e nela “permanece” sempre? Será que essa Promessa de Jesus não se cumpriu? Será que o Senhor mentiu naquela noite memorável? Não! Jesus foi enfático, o Espírito Santo não só “permanecerá convosco”, mais ainda: “estará  em vós”, eternamente.

Na mesma noite da despedida, Jesus ainda disse aos apóstolos: "Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e recordará tudo o que vos tenho dito" (João 14,25).

Ora, como pode a Igreja se enganar na sua missão de levar os homens a Deus se o Senhor lhe prometeu na última noite: o Espírito Santo "ensinar-vos-á todas as coisas"? Observe que Cristo colocou o verbo no futuro: “ensinar-vos-á”; quer dizer: todos os dias daquele dia em diante, até Ele voltar. Ele continua a ensinar a Igreja, e a Igreja aos homens.

Nem tudo que a Igreja acredita está na Bíblia, muitas coisas o Espírito Santo ensinou para ela [Igreja] no decorrer dos séculos: é a Sagrada Tradição. É por isso que cremos nos dogmas ensinados pela Igreja hoje e sempre.

Aqueles homens simples da Galileia não tinham condições de assimilar todas as verdades da fé, toda a teologia que hoje a Igreja conhece (dogmática, cristologia, liturgia, mariologia, pneumatologia, escatologia, exegese bíblica...), depois de muito estudo e reflexão. Jesus, então, lhes explicou que o Espírito Santo de Deus, o Espírito da Verdade, os guiaria à verdade no futuro. Como poderá, então, a Igreja errar se o Senhor lhe prometeu que o Seu Santo Espírito da Verdade “ensinar-vos-á toda a verdade”, desde o começo? Note que o verbo está no futuro.

Uma grande prova de que a Igreja Católica não erra, no essencial, é que, em toda a sua longa história de 2 mil anos, nunca um Papa revogou um ensinamento sobre a fé ou a moral de um antecessor seu. O mesmo aconteceu com os 21 Concílios ecumênicos (universais) que a Igreja já realizou; nunca um Concílio revogou um ensinamento de fé de outro anterior. Esta é a marca do Espírito Santo na Igreja: não há contradição.

"Fora da Igreja não há salvação", diziam os Santos Padres dos primeiros séculos da Igreja. E o Catecismo da Igreja Católica (CIC) explica o que isso significa: "Toda salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é o seu Corpo" (CIC § 846). Logo, sem a Igreja não pode haver salvação. Mesmo os não cristãos, sem culpa, podem se salvar se viverem de acordo com sua consciência, são salvos por meio da graça concedida à Igreja. Aqueles que, conscientemente, rejeitarem a Igreja, rejeitarão também a salvação. Jesus afirmou aos apóstolos, hoje nossos bispos: "Quem vos ouve, a Mim ouve, quem vos rejeita, a Mim rejeita; e quem Me rejeita, rejeita aquele que Me enviou" (Lc 10,16).
Só a eles o Senhor confiou o encargo de ensinar, sem erro, com a assistência do Espírito Santo. Por isso a Igreja é essencial.

A Igreja que Jesus fundou é a que “subsiste na Igreja Católica”, que tem 2 mil anos e nunca ficou sem um chefe, Sucessor de Pedro, que o Senhor escolheu.
Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br


Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12511

Um Pouco de Reflexão

O coração e o peso de suas contradiçoes

Quem concorda com tudo perde a força para decidir
Muitas vezes, é difícil compreender o coração e o que, de fato, ele deseja. O coração, como bem dizia o filósofo Blaise Pascal: “Tem razões que a própria razão desconhece”. Ele é uma conexão entre silêncios e mistérios.

Por coração, compreendemos aqui o centro de nossa vontade, emoções e percepções. Esse é verdadeiramente um território onde existem muitas riquezas a serem descobertas e muitas incertezas a serem desveladas.

Por vezes, quando olhamos para nossa vida e história, torna-se difícil entender o “porquê” de muitas das nossas atitudes e escolhas. A vontade humana é um campo minado, no qual a inconstância e a fraqueza fazem questão de constantemente se hospedar, assim deixando rastros de confusão.

O que hoje se deseja ardentemente se pode não mais apreciar no amanhã. A vontade é, muitas vezes, uma sede de inconstância e contradição. Contudo, ela precisa ser trabalhada e modelada à luz da “Graça”, para que venha a se transformar em uma vontade constante no bem e inteira no que decide.

O coração, que se torna palco de inconstâncias, corre o sério risco de se tornar um lugar no qual a felicidade não consegue morar, pois, ele ficará ausentado da possibilidade de saciar sua natural sede de alegrias não transitórias.

Existem contradições próprias de nosso caminho de crescimento rumo à maturidade, outras, porém, são o resultado de uma vontade fraca e confusa que se acostumou a não decidir com firmeza pelo melhor. Essa, porventura, acarretará sobre si o peso das contradições por ela fabricadas.

A vontade precisa ser educada e direcionada para a constância no bem. Isso se chama virtude – realidade que precisa ser cultivada e conquistada -, pois não acontece apenas como um dom natural. Para adquiri-la é necessário nosso empenho e esforço.

Vontade fraca é aquela que não sabe ser constante no que escolhe, e mais: é aquela que não sabe decidir, mas apenas concordar. Quem concorda com tudo o que lhe é imposto pela cultura, pela mídia, pelos vícios, sem se posicionar diante de nada, perde a força para decidir e acaba por não ser livre. Por outro lado, adquire virtude aquele que tem disposição para perseverar nas boas escolhas, persistindo sempre no bem, mesmo quando suas fraquezas e más inclinações exigirem o contrário.

Em um mundo marcado pelo transitório e pelo descartável, somos convidados para decidir pelo bem, com constância, nas grandes e pequenas ocasiões apresentadas pela vida. Dessa forma, vamos eliminando as contradições que não são inerentes ao nosso crescimento como pessoa.

O homem “é o que escolhe”. Por isso, faz-se necessário mergulhar no mistério de nossas contradições, acolhendo com humildade o silêncio do que ainda não somos capazes de compreender, direcionando com nossa liberdade nossas escolhas, rumo à construção de um bem permanente e amadurecido no cotidiano.




Padre Adriano Zandoná

Adriano Zandoná é padre e missionário da Comunidade Canção Nova. Formado em Filosofia e Teologia, é articulista e apresenta o programa “Em sintonia com meu Deus” de segunda a sábado – 6h15min – pela TV Canção Nova.

http://twitter.com/peadrianozcn

http://blog.cancaonova.com/padreadrianozandona

Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12513

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Avisos

Olá, pessoal!!
Tudo bem com vocês?

Gostaríamos de agradecer a todos que participaram do nosso I  EUC.
Agradecemos a todos que ajudaram direta ou indiretamente na organização. Agradecemos a todos que vieram de outras cidades e também ao pessoal de Ilha, que compareceu em peso em nosso encontro.
Se quiserem compartilhar alguma coisa, por exemplo, o que sentiu com o encontro ou algo que te marcou, escreva-nos para encontrou2011@gmail.com e postaremos aqui para compartilharmos os testemunhos com todos.
Quanto as fotos tiradas no encontro, logo estaremos postando aqui :)
hehe

Agora, pessoal, reforçando mais uma ótima notícia. Não podemos "esfriar" do nosso I EUC.
Por isso, convidamos a todos a participarem conosco do Encontro Estadual de Universitários Renovados (EEUR-SP), que acontecerá dias 21, 22 e 23 de Outubro de 2011 na cidade de São Carlos-SP.
Para maiores inforações escreva-nos para encontrou2011@gmail.com, ou acessem o site http://www.eeur.epbsantos.com

Um forte abraço a todos.
Fiquem com Deus, irmãos!

Mensagem de Dom Demétrio

Bíblia: diálogo divino-humano

O recente documento “Verbum Domini”, sobre a Sagrada Escritura, traz uma afirmação surpreendente. Diz que Deus não se limita a falar conosco. Ele quer também dialogar conosco.
26/09/2011
 
D. Demétrio Valentini

O recente documento “Verbum Domini”, sobre a Sagrada Escritura, traz uma afirmação surpreendente. Diz que Deus não se limita a falar conosco. Ele quer também dialogar conosco. Isto é, Ele não quer falar sozinho. Ele quer nos envolver num diálogo com ele, que possa repercutir em nossas vidas a mensagem que ele nos transmite.
Assim como no mistério íntimo de sua Trindade, a Palavra expressa comunhão em permanente diálogo de amor, envolvendo as três pessoas da Santíssima Trindade, com a encarnação da Palavra, que assumiu nossa condição humana, o diálogo divino passou a nos envolver também.
Agora, a Palavra de Deus, que se fez carne, nos envolve no diálogo divino que sempre existiu em Deus, suscitando em nós uma resposta de fé e de amor, como fruto da acolhida que damos à sua Palavra.
Por isto que a Igreja sempre entendeu que a comunhão de Deus conosco ultrapassada a própria Sagrada Escritura, que assim é entendida, sim, como a Palavra de Deus, mas uma Palavra que suscita outros desdobramentos humanos, em forma de expressões humanas das verdades da fé, que são vividas no cotidiano dos fiéis, e se perpetuam na tradição que vai recolhendo estas expressões humanas de fé e de vivência cristã, que passam a compor o mesmo mistério de comunhão que Deus suscita com a força de sua Palavra. 
Podemos identificar, portanto, a Palavra de Deus, através de diferentes manifestações. Existe o Verbo Eterno, como Palavra que o Pai profere desde toda a Eternidade.
Este Verbo de Deus se fez carne, assumindo pessoalmente nossa condição humana. 
E existe a resposta a esta Palavra, que somos chamados a dar, e que brota da acolhida à Palavra que nos chega através de suas diversas manifestações, entre as quais se destaca a Palavra da Sagrada Escritura, reflexo mais completo do próprio mistério da encarnação do Verbo.
Portanto, como a Trindade se expressa em diálogo contínuo de comunhão entre as Três Pessoas, assim somos convidados a entrar em diálogo com Deus, acolhendo sua palavra e respondendo aos seus apelos.

Fonte: http://www.diocesedejales.org.br

Mensagem do Papa Bento XVI

"Onde Deus está presente, existe esperança", afirma Bento XVI

Mirticeli Medeiros

Da Redação



Depois de quatro dias intensos na Alemanha, o Papa Bento XVI agradeceu a todos os que contribuíram com a realização da sua 21ª visita apostólica internacional e a terceira à sua terra natal. Durante o discurso diante do presidente do país, Christian Wulff, no aeroporto de Lahr, Bento XVI fez memória de todos os eventos que participou ao lado do povo alemão.
“Agradeço a todos por estes dias estupendos, por tantos encontros pessoais e pelos inumeráveis sinais de atenção e de estima que me manifestaram”, disse o Pontífice.
O Santo Padre lembrou os momentos vividos na cidade de Berlim, Erfurt, Eichsfeld e Friburgo que durante estes dias, receberam a atenção do mundo pelo entusiamo dos católicos e pelos fortes discursos proferidos pelo Pontífice.
“Encorajo a Igreja na Alemanha a continuar, com força e confiança, o caminho da fé, que faz as pessoas voltarem às raízes, ao núcleo essencial da Boa Nova de Cristo”, enfatizou.
Ao final da colocação, Bento XVI detendo-se sobre o tema da visita “Onde há Deus, há futuro” palavras de esperança ao povo alemão.
“Onde Deus está presente, há esperança e abrem-se perspectivas novas e, frequentemente, inesperadas que vão para além do hoje e das coisas efêmeras”.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=283655

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mensagem de Dom Demétrio

Bíblia: mensagem cifrada

Ainda estamos em setembro, o mês da Bíblia. São tantos os motivos para valorizarmos a Bíblia! Na verdade, eles são inesgotáveis.
22/09/2011
D. Demétrio Valentini
Ainda estamos em setembro, o mês da Bíblia. São tantos os motivos para valorizarmos a Bíblia! Na verdade, eles são inesgotáveis. Pois a Bíblia é uma verdadeira biblioteca que registra as pegadas de Deus no seu esforço de se comunicar com a humanidade.
Um motivo que talvez seja pouco percebido, vem da própria natureza da escrita. Ela foi, com certeza, a invenção que mais fez progredir a humanidade. Pois a escrita nasceu de uma grande intuição a respeito do poder de comunicação dos símbolos.
Através de símbolos, podemos expressar verdades, que passam a ser percebidas como “mensagens cifradas”, estabelecendo uma ligação entre a pessoa que transmite a mensagem, com a pessoa que a capta, “decifrando” o que a mensagem quer dizer.
Pois bem, Deus usou os símbolos artificiais da escrita, e através deles foi estabelecendo contato conosco. O que ele fez com a Bíblia, foi uma sequência de mensagens cifradas, que transmitem verdades tão ricas, que sempre precisaremos de nosso esforço de decifrar bem o que Deus nos quer dizer.
Foi por isto que Deus não permitiu que seu povo usasse estátuas e imagens naturais, que também transmitem mensagens imediatas, mas muito mais precárias e limitadas. Deus tem um grande conteúdo a nos transmitir. Por isto ele quer exercitar nossa inteligência, para que compreendamos sempre melhor sua grande mensagem de amor.

Fonte: http://www.diocesedejales.org.br

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Programação do I EUC



E.U.C. - Encontro dos Universitários Católicos 

Tema: "Universitários Católicos: Linguagem, Caminho e Identidade."

Lema: "Conectando Vida na Tela do Saber."


Estrutura do Sábado:
13:00 horas - Acolhida e Cadastramento ;
14:00 horas - Início e Oração;
15:00 horas - Palestra: "Um Convite a Pensar";
15:40 horas - Trabalho de Grupo;
16:00 horas - Questões dos Grupos ao Palestrante;
16:30 horas - Coffee Break;
17:00 horas Palestra: "O Jovem Pós-Moderno e Sua Identidade Cristão" ;
18:00 horas - Perguntas;
19:00 horas - Jantar;
20:00 horas - Noite Cultural.

Estrutura do Domingo:

08:00 horas - Oração e Animação;
09:00 horas - Café da Manhã;
09:30 horas - Palestra: "Encontro Pessoal com Jesus Cristo";
10:30 horas - Coffee Break;
11:00 horas - Palestra: "Fé e Razão";
11:40 horas - Trabalho de Grupo;
12:00 horas Questões dos Grupos ao Palestrante;
12:30 horas - Almoço;
13:30 horas - Animação;
14:00 horas - Palestra: "A Missão do Universitário Cristão";
15:00 horas - Coffee Break;
15:00 horas -  Conhecendo o GOU: Grupo de Oração Universitário.
16:00 horas - Missa de Encerramento e Envio para Missão.


As palestras serão ministradas por:

Padre Thiago Calçado
- Graduado em Economia, Filosofia e Teologia;
- Mestre em Filosofia Conteporânea (UNESP/Marília);
- Doutor em Filosofia das Ciências Humanas (PUC/SP);
- Acessor Diocesano da Pastoral Universitária (Presidente Prudente - SP).

E a missa de encerramento será celebrada pelo Bispo Dom Demétrio Valentini.




quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Preparando Para o EUC

Olá, pessoal!!
Tudo bem com vocês??
A paz de cristo!!

Então, irmãos... Como já foi dito, nos dias 10 e 11 de Setembro estará acontecendo aqui em Ilha Solteira o Primeiro Encontro de Universitários Católicos (I EUC). 
Nosso palestrante será o Padre Thiago Calçado.
Enquanto esperamos ansiosamente pelo Encontro, deixamos vocês com uma prévia.
Segue abaixo o endereço do blog do nosso palestrante, para vocês já irem se familiarizando, e postaremos também, de vez em quando, alguns de seus trabalhos.
Que possamos irmos pedindo em oração, desde já, que Deus vá preparando nossos corações para recebermos Suas Graças e Bençãos durante o este Encontro!
Nos encontramos lá!!
Tenham um ótimo dia!!
Um forte abraço!!



SORRIR SÓ


Se tem uma coisa que eu gosto,
É ver uma pessoa sorrindo sozinha.
Hoje eu vi.
Ele não tinha motivo,
Ninguém tem.
Mas o rapaz atravessou a rua sem olhar pros lados.
Danem-se as buzinas!
Ali, naqueles passos lentos
E naquela boca semi-aberta,
Ele era um deus sorridente.
Rir é algo humano.
Sorrir é sobre-humano.
É o além-do-homem se afirmando em sua potência.
Rimos quando brincamos, gozamos, chacoteamos.
Sorrimos quando suportamos, leves, a dureza de existir.
Rir é gostoso junto com um monte de gente.
Sorrir é bom sozinho.
Prazer solitário.
Sem ninguém perceber, quietinho.
Na calada da solidão,
Enganar o cotidiano com os dentes.
Rir é coisa do corpo.
Sorrir é coisa da alma.
Eu gosto de parar pra ver os outros sorrirem.
Coisa besta minha.
Resquícios de minha inocência que já se foi.

Fonte: http://thiago78brasil.blogspot.com/


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mensagem de Dom Demétrio

Martírio do profeta

D. Demétrio Valentini
29/08/2011

Neste dia 29 de agosto a Igreja recorda, com respeito, o martírio de São João Batista, o precursor de Jesus.

Como o Evangelho relata, João Batista não teve medo de enfrentar o Rei Herodes, e apontar-lhe, com clareza, os desvios éticos que estava cometendo. Como Herodes tivesse roubado a mulher do próprio irmão, João Batista foi incisivo, e o advertiu, dizendo: “não te é lícito possuir a mulher do teu irmão”.

Com isto, suscitou a ira de Herodíades, a mulher que estava em causa. Usando de sua astúcia, e dando vazão à sua malícia, aproveitou a festa de aniversário de sua filha para conseguir seu intento de eliminar o incômodo profeta. 

No entusiasmo próprio dos bêbados, e na falta de escrúpulo dos depravados, Herodes prometeu dar tudo o que a moça lhe pedisse. Instigada pela mãe, pediu a cabeça de João Batista.
De modo que o austero profeta do deserto, acabou perdendo a vida num festim de alienados, onde corria solta a bebida e a depravação dos costumes.

O martírio de João Batista traz advertências muito atuais. A falta de ética precisa ser denunciada com a coragem dos profetas, mesmo que isto nos exponha à represália dos corruptos.  Esta denúncia será tanto mais eficaz, quanto mais for assumida de maneira coletiva, com o amparo de uma ordem social inspirada em valores de dignidade pessoal e de respeito pela vida humana.

Não basta celebrar, festivamente, o nascimento de João Batista no dia 24 de junho. É preciso resgatar também a memória do seu martírio, que nos mostra a urgência constante de combater a depravação moral e a corrupção dos costumes.

Que o exemplo de São João Batista nos anime a enfrentar sem medo nossa missão de profetas.

Fonte: http://www.diocesedejales.org.br/portal/content.php?catid=26&notid=1088

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Reflexão Sobre o Amor

Olá, pessoal!!
Tudo bem com vocês?
Estamos postando uma linda reflexão do Professor Doutor Felipe Aquino, sobre o amor, sobre o relacionamento principalmente na vida conjugal e no namoro.

Ninguém pode ser feliz se não for amado

Amar é construir alguém querido
O amor gera a vida; o egoísmo produz a morte. A psicologia mostra hoje, com toda clareza, que as graves perversões morais têm quase sempre como causa principal uma "frustração amorosa".

Os jovens se encaminham para as drogas, para o sexo vazio, para o alcoolismo e para tantas violências, porque são carentes de amor, 'desnutridos' de amor. A pior anemia é a do amor. Leva à morte do espírito. Ninguém pode ser feliz se não for amado, se não fizer uma experiência de amor. Se isso é importante na infância e na adolescência, também na vida conjugal isso é verdade. E esse "amor conjugal" começa a ser aprendido e treinado no namoro. Na longa viagem da vida conjugal, que começa no namoro, você precisa levar a bagagem do amor. Você amará de verdade o seu namorado não só porque ele é simpático, bonito ou porque é um atleta, mas porque você quer o bem dele e quer ajudá-lo a ser ainda melhor, com a sua ajuda.

Muitas vezes, você quis e procurou uma namorada perfeita, ou um rapaz ideal, mas saiba que isso não existe. A primeira exigência do amor é aceitar o outro como ele é, com todas as suas qualidades e defeitos. Só assim você poderá ajudá-lo a crescer, amando-o como ele é. Alguém já disse que o amor é mais forte do que a morte e capaz de remover montanhas.

O amor tem uma força misteriosa; quando você ama o outro gratuitamente, sem cobrar nada em troca, você desperta-o para si mesmo, revela-o a si mesmo, dá-lhe ânimo e vida, "ressuscita-o". É com a chama de uma vela que você acende outra. Da mesma forma é com a doação da sua vida que você faz a vida do outro reviver. Desde o namoro você precisa saber que "amar não é querer alguém construído, mas construir alguém querido". É claro que um casal se aproxima pelo coração, mas cresce pelo amor, que transcende os sentimentos e se enraíza na razão.

Todo relacionamento humano só terá sentido se implicar no crescimento dos envolvidos. De modo especial no namoro e no casamento isso é fundamental. A ordem de Deus ao casal é esta: "crescei". Deus não nos dá uma "ajuda adequada" (cf. Gên 2, 18) para "curtirmos a vida" a dois; mas para crescermos a dois. Isso vale desde o namoro. E o que faz crescer é o "fermento" do amor.

São Paulo expressou as exigências do verdadeiro amor melhor do que ninguém: "O amor é paciente, O amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, Não se irrita, Não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, Mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa. Tudo crê, Tudo espera, Tudo suporta. O amor jamais acabará" (I Cor 13, 4-7).

Medite um pouco sobre cada linha deste hino do amor e pergunte a si mesmo se você está vivendo isso no seu namoro.

Desde o namoro é preciso ter em mente que a beleza do amor está exatamente na construção da pessoa amada. É uma missão para gente madura, com grandeza de alma. Construir uma pessoa é educá-la em todos os aspectos, e isso é uma obra do coração.

O amor tudo suporta, tudo crê, tudo espera; o amor não passa jamais.

Fonte: http://www.cancaonova.com/