terça-feira, 16 de novembro de 2010

EBRUC

  Olá, galera!!

  Tudo bem??
 
No GOU de quarta-feira passada (10/11/2010) foi partilhado sobre o EBRUC, e agora partilhamos aqui mais um pouco.


O EBRUC foi o Primeiro Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos que ocorreu na PUC – MG, Campus Betim, nos dias 09, 10 e 11 de Outubro de 2010, com a
participação de aproximadamente 180 jovens universitários de todo o Brasil.
Este Primeiro Encontro marcou a continuidade da Pastoral na
Universidade, através do Setor Universidades da CNBB.
O Setor é o espaço que articula , reúne, congrega e dialoga com as
iniciativas ou ações evangelizadoras surgidas no meio universitário: a própria
Pastoral Universitária realizada nas Universidades Católicas, iniciativas de
estudantes e movimentos que atuam neste meio.
Os universitários do Brasil trouxeram a sede por levar a diante a
continuidade da história da Pastoral na e da Universidade como um
compromisso com a sociedade em que estão inseridos.



Sobre o EBRUC:


  LEMA:

• Conectando vida na Tela do Saber.


TEMA:

• Presença e registros dos universitários: linguagens, caminhos,
profissões e identidade.



OBJETIVO GERAL:

• Conectar as várias expressões de seguimento cristão presentes no
meio universitário num encontro que reúna a juventude universitária
para refletirmos sobre a ação evangelizadora no meio universitário.



OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:

• Valorizar a juventude enquanto lugar teológico, rosto jovem da Igreja e
da Humanidade.

• Vivenciar e transmitir a espiritualidade de comunhão e diversidade
presente no rosto das diferentes juventudes;


• Motivar a juventude cristã brasileira para a Jornada Mundial da
Juventude;

• Identificar as diversas expressões de vivência cristã nas universidades
públicas, privadas, estatais e confessionais;


• Estimular o Protagonismo Juvenil;

• Dar visibilidade às iniciativas de pastoral/evangelização existentes nas
universidades na busca de uma caminhada conjunta, apoiando-nos
mutuamente e somando esforços.


Se alguém se interessar pelo relatório completo do EBRUC, podem entrar em contato deixando um comentário nesse post.


E lembrando a todos, teremos GOU amanhã, quarta-feira, com partilhas sobre a visita ao asilo. Contamos com a presença de todos.

Fiquem com Deus!!
Um forte abraço.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

ORAÇÃO PARA TER ÂNIMO

E aí, pessoal??
Tudo na paz??

Éé, estamos chegando na "reta final" de mais um semestre...Provas finais, TCC, conclusão de mestrado, doutorado, enfim, motivos para muitos ficarem com medo, ansiosos, desanimados...

Mas nada disso...
Tenham FÉ, irmãos!!!
Entreguem tudo nas mãos de Deus, confiem na intercessão de Maria, nossa mãezinha, e percebam o quanto fica tudo mais fácil, mais tranquilo, mais lindo, mais divertido...



Oração Para Ter Ânimo
Meu Deus, a ti eu clamo: dentro de mim há trevas, mas em ti encontro a luz. Estou sozinho, mas tu não me abandonas. Estou desanimado, mas em ti encontro auxílio. Estou inquieto, mas em ti encontro paz. Dentro de mim há amargura, mas em ti encontro paciência. Não compreendo teus planos, mas tu conheces o meu caminho.

Amem.



sábado, 6 de novembro de 2010

Formação - Estudo Bíblico - Asilo

Olá, galera!!
Tudo bem??

Lembrando a todos, teremos hoje, às 15:00 horas, na Igreja matriz, um estudo bíblico (livro de Jonas) com o Pe. Eduardo.
Se for possível, pedimos que levem suas bíblias.


E não esqueçam da visita ao asilo no Domingo. Vamos todos, também, contribuir com a doação de leite.

Fiquem com Deus!!
Abraçoo

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CARDEAL BAGNASCO: MUNDO AINDA PRECISA DE SANTIDADE

   Cidade do Vaticano, 03 nov (RV) - "A santidade é deixar emergir em nós a beleza de Jesus", "dada no Batismo", "confiada à nossa liberdade", "feita de gestos, palavras e sentimentos". Foi o que destacou o Arcebispo de Gênova e Presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Angelo Bagnasco, na homilia feita nesta segunda-feira, na Catedral de São Lourenço, por ocasião da celebração da missa de Todos os Santos, cuja solenidade a Igreja no Brasil celebrará no próximo domingo.
   "A santidade é um dom, uma graça a ser pedida humildemente – ressaltou o purpurado – mas também uma responsabilidade que exige um trabalho sério e cotidiano, renúncias e escolhas até mesmo dolorosas, exige amor e obediência, sobretudo, quando não se entende aonde o bom Deus nos conduz."
   O Cardeal Bagnasco explicou que "o mundo de hoje ainda precisa de santidade porque se encontra envelhecido, não se quer bem e perdeu a bússola". "Não falo do povo em seu conjunto, das pessoas que vivem com dignidade e compromisso os deveres cotidianos, que vivem a fé e o amor à Igreja sem fazer barulho – acrescentou o Arcebispo – "mas daquele modo de pensar que todos os dias aumenta a voz para fazer-se ouvir e, mais ainda, para impor seus pontos de vista.
   Aquele modo que, arrogante – continuou – de modo alterado ou tácito, pretende condicionar as mentes e fazer que se acredite que aquele modo de pensar e de viver já é de todos.
   De fato, a santidade "vai contracorrente, fala fora do coro, é julgamento e chamado à salvação". Nesse sentido, os santos – frisou – "são a prova de que é possível um mundo diferente, não importa se o mundo em que vivemos é um mundo distraído e superficial, se vai atrás de ilusões e mentiras", porque "Jesus ensina que a semente deve ser lançada" e que "Deus está sempre à obra com os seus tempos".
   Respondendo à pergunta que hoje se faz, "se o mundo ainda se interessa pelos santos", o Presidente dos bispos italianos respondeu: "não podemos dizer que os santos fazem notícia, mas certamente fazem bem a quem os conhece".
   "O bom exemplo é sempre atraente, exerce sempre um fascínio benéfico, é sentido como um chamado contagioso, confirma uma secreta saudade do Céu, nos diz que é possível viver de modo límpido mesmo em meio a pântanos de todo tipo."
   "Quanto mais os critérios e os costumes de uma cultura se embrutecem – observou o Cardeal – mais o espírito reage, sonha, e busca modos diferentes de pensar e de viver, modos luminosos e altos que expressam a verdadeira humanidade do homem. Eis o motivo pelo qual os santos jamais ficarão fora de moda: alguns poderão zombar deles crendo-se emancipados e modernos, sem se dar conta de se encontrarem, ao invés, distantes da realidade, mas os santos permanecerão sempre atuais."
   Por fim, um encorajamento a todos os fiéis a "não se deixarem impressionar se, por vezes, parece que o mal sufoque o bem: o Senhor Jesus nos assegura que a luz vence sempre" e nos exorta a "caminharmos na santidade certos da sua graça e a ajudar-nos reciprocamente, a sustentar-nos com a palavra, a oração e o exemplo". (RL)

 
Fonte: http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=436195
 
.