segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Avisos

Olá, pessoal!!
Tudo bem com vocês?

Gostaríamos de agradecer a todos que participaram do nosso I  EUC.
Agradecemos a todos que ajudaram direta ou indiretamente na organização. Agradecemos a todos que vieram de outras cidades e também ao pessoal de Ilha, que compareceu em peso em nosso encontro.
Se quiserem compartilhar alguma coisa, por exemplo, o que sentiu com o encontro ou algo que te marcou, escreva-nos para encontrou2011@gmail.com e postaremos aqui para compartilharmos os testemunhos com todos.
Quanto as fotos tiradas no encontro, logo estaremos postando aqui :)
hehe

Agora, pessoal, reforçando mais uma ótima notícia. Não podemos "esfriar" do nosso I EUC.
Por isso, convidamos a todos a participarem conosco do Encontro Estadual de Universitários Renovados (EEUR-SP), que acontecerá dias 21, 22 e 23 de Outubro de 2011 na cidade de São Carlos-SP.
Para maiores inforações escreva-nos para encontrou2011@gmail.com, ou acessem o site http://www.eeur.epbsantos.com

Um forte abraço a todos.
Fiquem com Deus, irmãos!

Mensagem de Dom Demétrio

Bíblia: diálogo divino-humano

O recente documento “Verbum Domini”, sobre a Sagrada Escritura, traz uma afirmação surpreendente. Diz que Deus não se limita a falar conosco. Ele quer também dialogar conosco.
26/09/2011
 
D. Demétrio Valentini

O recente documento “Verbum Domini”, sobre a Sagrada Escritura, traz uma afirmação surpreendente. Diz que Deus não se limita a falar conosco. Ele quer também dialogar conosco. Isto é, Ele não quer falar sozinho. Ele quer nos envolver num diálogo com ele, que possa repercutir em nossas vidas a mensagem que ele nos transmite.
Assim como no mistério íntimo de sua Trindade, a Palavra expressa comunhão em permanente diálogo de amor, envolvendo as três pessoas da Santíssima Trindade, com a encarnação da Palavra, que assumiu nossa condição humana, o diálogo divino passou a nos envolver também.
Agora, a Palavra de Deus, que se fez carne, nos envolve no diálogo divino que sempre existiu em Deus, suscitando em nós uma resposta de fé e de amor, como fruto da acolhida que damos à sua Palavra.
Por isto que a Igreja sempre entendeu que a comunhão de Deus conosco ultrapassada a própria Sagrada Escritura, que assim é entendida, sim, como a Palavra de Deus, mas uma Palavra que suscita outros desdobramentos humanos, em forma de expressões humanas das verdades da fé, que são vividas no cotidiano dos fiéis, e se perpetuam na tradição que vai recolhendo estas expressões humanas de fé e de vivência cristã, que passam a compor o mesmo mistério de comunhão que Deus suscita com a força de sua Palavra. 
Podemos identificar, portanto, a Palavra de Deus, através de diferentes manifestações. Existe o Verbo Eterno, como Palavra que o Pai profere desde toda a Eternidade.
Este Verbo de Deus se fez carne, assumindo pessoalmente nossa condição humana. 
E existe a resposta a esta Palavra, que somos chamados a dar, e que brota da acolhida à Palavra que nos chega através de suas diversas manifestações, entre as quais se destaca a Palavra da Sagrada Escritura, reflexo mais completo do próprio mistério da encarnação do Verbo.
Portanto, como a Trindade se expressa em diálogo contínuo de comunhão entre as Três Pessoas, assim somos convidados a entrar em diálogo com Deus, acolhendo sua palavra e respondendo aos seus apelos.

Fonte: http://www.diocesedejales.org.br

Mensagem do Papa Bento XVI

"Onde Deus está presente, existe esperança", afirma Bento XVI

Mirticeli Medeiros

Da Redação



Depois de quatro dias intensos na Alemanha, o Papa Bento XVI agradeceu a todos os que contribuíram com a realização da sua 21ª visita apostólica internacional e a terceira à sua terra natal. Durante o discurso diante do presidente do país, Christian Wulff, no aeroporto de Lahr, Bento XVI fez memória de todos os eventos que participou ao lado do povo alemão.
“Agradeço a todos por estes dias estupendos, por tantos encontros pessoais e pelos inumeráveis sinais de atenção e de estima que me manifestaram”, disse o Pontífice.
O Santo Padre lembrou os momentos vividos na cidade de Berlim, Erfurt, Eichsfeld e Friburgo que durante estes dias, receberam a atenção do mundo pelo entusiamo dos católicos e pelos fortes discursos proferidos pelo Pontífice.
“Encorajo a Igreja na Alemanha a continuar, com força e confiança, o caminho da fé, que faz as pessoas voltarem às raízes, ao núcleo essencial da Boa Nova de Cristo”, enfatizou.
Ao final da colocação, Bento XVI detendo-se sobre o tema da visita “Onde há Deus, há futuro” palavras de esperança ao povo alemão.
“Onde Deus está presente, há esperança e abrem-se perspectivas novas e, frequentemente, inesperadas que vão para além do hoje e das coisas efêmeras”.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=283655

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mensagem de Dom Demétrio

Bíblia: mensagem cifrada

Ainda estamos em setembro, o mês da Bíblia. São tantos os motivos para valorizarmos a Bíblia! Na verdade, eles são inesgotáveis.
22/09/2011
D. Demétrio Valentini
Ainda estamos em setembro, o mês da Bíblia. São tantos os motivos para valorizarmos a Bíblia! Na verdade, eles são inesgotáveis. Pois a Bíblia é uma verdadeira biblioteca que registra as pegadas de Deus no seu esforço de se comunicar com a humanidade.
Um motivo que talvez seja pouco percebido, vem da própria natureza da escrita. Ela foi, com certeza, a invenção que mais fez progredir a humanidade. Pois a escrita nasceu de uma grande intuição a respeito do poder de comunicação dos símbolos.
Através de símbolos, podemos expressar verdades, que passam a ser percebidas como “mensagens cifradas”, estabelecendo uma ligação entre a pessoa que transmite a mensagem, com a pessoa que a capta, “decifrando” o que a mensagem quer dizer.
Pois bem, Deus usou os símbolos artificiais da escrita, e através deles foi estabelecendo contato conosco. O que ele fez com a Bíblia, foi uma sequência de mensagens cifradas, que transmitem verdades tão ricas, que sempre precisaremos de nosso esforço de decifrar bem o que Deus nos quer dizer.
Foi por isto que Deus não permitiu que seu povo usasse estátuas e imagens naturais, que também transmitem mensagens imediatas, mas muito mais precárias e limitadas. Deus tem um grande conteúdo a nos transmitir. Por isto ele quer exercitar nossa inteligência, para que compreendamos sempre melhor sua grande mensagem de amor.

Fonte: http://www.diocesedejales.org.br

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Programação do I EUC



E.U.C. - Encontro dos Universitários Católicos 

Tema: "Universitários Católicos: Linguagem, Caminho e Identidade."

Lema: "Conectando Vida na Tela do Saber."


Estrutura do Sábado:
13:00 horas - Acolhida e Cadastramento ;
14:00 horas - Início e Oração;
15:00 horas - Palestra: "Um Convite a Pensar";
15:40 horas - Trabalho de Grupo;
16:00 horas - Questões dos Grupos ao Palestrante;
16:30 horas - Coffee Break;
17:00 horas Palestra: "O Jovem Pós-Moderno e Sua Identidade Cristão" ;
18:00 horas - Perguntas;
19:00 horas - Jantar;
20:00 horas - Noite Cultural.

Estrutura do Domingo:

08:00 horas - Oração e Animação;
09:00 horas - Café da Manhã;
09:30 horas - Palestra: "Encontro Pessoal com Jesus Cristo";
10:30 horas - Coffee Break;
11:00 horas - Palestra: "Fé e Razão";
11:40 horas - Trabalho de Grupo;
12:00 horas Questões dos Grupos ao Palestrante;
12:30 horas - Almoço;
13:30 horas - Animação;
14:00 horas - Palestra: "A Missão do Universitário Cristão";
15:00 horas - Coffee Break;
15:00 horas -  Conhecendo o GOU: Grupo de Oração Universitário.
16:00 horas - Missa de Encerramento e Envio para Missão.


As palestras serão ministradas por:

Padre Thiago Calçado
- Graduado em Economia, Filosofia e Teologia;
- Mestre em Filosofia Conteporânea (UNESP/Marília);
- Doutor em Filosofia das Ciências Humanas (PUC/SP);
- Acessor Diocesano da Pastoral Universitária (Presidente Prudente - SP).

E a missa de encerramento será celebrada pelo Bispo Dom Demétrio Valentini.